Durante o encontro, o presidente falou de uma grande conquista para os trabalhadores rurais, o projeto Caprichando a Morada. Lançado em 2004. O programa é direcionado à destinação de imóveis para trabalhadores da zona rural. Até o momento já foram construídas 126 unidades habitacionais em Feira de Santana, através do Caprichando a Morada.
Segundo Conceição Borges, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (STRFS), este projeto, inédito para a agricultura familiar, representa uma grande conquista para as famílias da zona rural.
“Uma das maiores conquistas para as comunidades rurais são os incentivos financeiros. Até 96/98, para chegarmos a uma reunião com o gerente de um banco tínhamos que ser radicais, fazer manifestações, fechar BR, pois eles não se permitiam a este contato. Hoje os agentes de desenvolvimento dos bancos ligam para o sindicato e pedem para marcar reuniões diversas com os agricultores para liberar recursos para os trabalhadores”, destaca a presidente.
Ainda de acordo com Conceição, os agricultores têm sido beneficiados com redução dos juros de recursos que são destinados ao desenvolvimento das técnicas agrárias e, consequentemente, da produção. “Os recursos são disponibilizados a juros baixíssimos ou juros a custo zero e dispõem de um rebate de 25% dos projetos, o que garante as pessoas que tem interesse de adquirir duas questões: primeiro o interesse em melhorar a renda. Segundo, o incentivo a pagar, porque o trabalhador toma o recurso e recebe 20% de desconto e se ele perder o prazo, paga o juro sobre o juro”, explica.
Por Helisa Nascimento
Edição Jornal Folha do Estado-28/07/2010
0 comentários:
Postar um comentário