sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Feira terá Zona Azul


A falta de estacionamentos públicos tem sido um problema cada vez mais comum no centro da cidade. Filas duplas, paradas em locais indevidos tem tornado a vida de pedestres e condutores de veiculo um verdadeiro sufoco.
Para amenizar a situação o Governo Municipal vai implantar no centro comercial de Feira de Santana a Zona Azul. Trata-se do disciplinamento das áreas de estacionamento público mediante cobrança de taxa única por hora de uso, em vias públicas que serão definidas para funcionamento do serviço.
A proposta inicial é para a administração de 3.500 vagas de automóveis na Zona Azul, podendo ser extinta ou abertas novas vagas nas mesmas vias, conforme a necessidade e o interesse do Município.
De acordo com o secretario de transportes e transito, Flailton Frankles, vai haver uma rotatividade no movimento dos veículos no centro comercial e financeiro, com isto a cidade vai estar melhor sinalizada. “A Zona Azul vai acabar com a possibilidade de alguém parar o carro em frente a um estabelecimento de manha e só sair à tarde. Vai por fim a probabilidade de um carro forte parar em qualquer lugar no meio da rua. Teremos vagas para carros forte, para emergência, clinicas, farmácias, carga e descarga. A cidade vai ficar realmente mais organizada e vai se movimentar em um nível que ela realmente merece por ser uma grande cidade metropolitana” relata.
O secretario afirma que a secretaria já sinalizou mais de sessenta mil metros horizontais e assentou centenas de placas verticais. “A SMTT (Secretaria Municipal de Transportes e Transito) tem buscado efetivamente fazer um trabalho de organização, não só do centro comercial da cidade, mas do município como um todo, inclusive os distritos. Vamos fazer um investimento, dentro de alguns dias, em uma sinalização que venha colaborar com o dia a dia dos pedestres e dos condutores de veículos. A Zona Azul será continuidade destes serviços”, conclui.
O motorista Henrique Santos conta que o cento de Feira é bastante desorganizado com relação ao transito e afirma que a criação de estacionamentos públicos irá facilitar bastante na relação dos motoristas com os pedestres. “A falta de estacionamentos no centro faz com que os motoristas parem em fila dupla. Eu mesmo geralmente gasto cerca de dez reais por dia só de estacionamento”, ressalta.

Mirian Coutinho, funcionaria de um estacionamento, alega que a demanda de carros para o estacionamento tem aumentado devido a falta de vagas nas ruas. “Aqui no estacionamento nós não estamos dando conta. Acredito que os proprietários destes locais terão que expandir seus estabelecimentos para dar conta da demanda porque é muita gente querendo estacionar. Tem dias que nós temos que fechar o portão por falta de vagas. Hoje um dos investimentos que mais dão lucros são os estacionamentos” afirma.

Por Helisa Nascimento
Foto:Karolina Carneiro

0 comentários:

Postar um comentário